JEQUITINHONHA (30/09/11) - O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta sexta-feira (30), na cidade de Jequitinhonha, 109 convênios do Projeto de Combate à Pobreza Rural no Vale do Jequitinhonha. O projeto atenderá a 59 municípios, beneficiando 4.600 famílias da região, com investimento de R$ 3,2 milhões. Alberto Pinto Coelho assinou, também, protocolo para a construção de 80 casas populares no município de Jequitinhonha, através de uma parceria entre a Cohab Minas e a prefeitura do município.
As assinaturas aconteceram durante as comemorações do aniversário de 200 anos da cidade de Jequitinhonha. Durante a solenidade, o vice-governador foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Alferes Julião Fernandes. Outras 16 personalidades receberam a Medalha do Mérito Alferes Julião Fernandes.
“Temos aqui hoje a presença viva e ativa do Governo de Minas Gerais, contribuindo fortemente para a redução das desigualdades e a melhoria crescente das condições de vida da população do Vale do Jequitinhonha/Mucuri, sobretudo de suas camadas mais pobres, que sobrevivem nos limites da exclusão social. Prova disso é a presença cada vez mais intensa das políticas públicas estaduais”, salientou o vice-governador.
Em seu discurso, o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Alcântara Botelho enfatizou as parcerias da prefeitura com o Governo do Estado. “Não posso deixar de citar a importantes obras realizada pela Copasa, a coleta e tratamento do esgoto em 100% das propriedades, o que significa mais qualidade de vida e dignidade para a nossa população, e a construção da ponte sobre o Rio Jequitinhonha. Não posso deixar de agradecer o empenho do Governo do Estado no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito de Jequitinhonha.
Os investimentos do Projeto Combate à Pobreza Rural serão destinados a 56 projetos de natureza produtiva (apicultura, bovinocultura leiteira, centro social comunitário, cozinha comunitária, fabriqueta de farinha, fabriqueta de rapadura, feira, galpão de multiuso, granja comunitária, implementos agrícola, oficina de roupas, padaria, piscicultura, unidade de resfriamento de frutas, unidade de resfriamento de leite e viveiro de mudas), oito projetos de natureza social (centro social comunitário e creche comunitária) e 46 de infraestrutura básica (abastecimento de água – barragem, abastecimento de água – cisterna, abastecimento de água – rede, ambiental, bovinocultura leiteira, centro social comunitário, fabriqueta de derivados do leite, feira, galpão de multiuso, ponte, suinocultura e telefone comunitário).
O procurador Antônio Francisco Patente representou os agraciados e em seu discurso frisou a importância de receber a Medalha. “A nossa terra nos chama de volta para dizer que não fomos esquecidos. É por isso mesmo que estamos aqui hoje. Esse é um prêmio que nos faz sentir honrados e certos de que o elo que sempre nos uniu a nossa terra continua forte”, disse o homenageado.
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro, o secretário de Governo, Danilo de Castro, o secretário de Estado de Desenvolvimento para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; deputados, prefeitos e autoridades da região.
Fonte: Agência Minas