Supervisor do DNIT afirma em Jequitinhonha que asfaltamento da BR-367 só em 2013

29/09/2011 00:43

texto e fotos

Sérgio Vasconcelos

 

 

Supervisor do DNIT em Minas, engenheiro José Carlos Maia

 

O engenheiro José Carlos Maia Ribeiro, supervisor em Minas Gerais do DNIT ( Departamento Nacional de Infraestrutura  de Transportes) jogou um balde de água fria na fogueira dos prefeitos que exigem o imediato cumprimento da promessa  de asfaltamento de trechos da  BR-367 feita pela então candidata Dilma Roussef , hoje presidente da República, durante sua visita ao Vale do Jequitinhonha em janeiro  do ano passado., “ Esta obra não sai antes de 2013 devido às burocracias do DNIT”, disse o engenheiro durante reunião itinerante da Associação Mineira dos Municípios, realizada dia 28 de setembro na cidade de Jequitinhonha. O evento reuniu 25 prefeitos das regiões dos Vales do Jequitinhonha, São Mateus e Mucuri.

De acordo com ele a obra está desafiando as autoridades desde a década de 90. “ Em 2000 foi entregue  ao DER ( Departamento de Estradas de Rodagens de MG) a responsabilidade de executar a obra. Na época, a Construtora Minas Sul, ganhadora da licitação iniciou o asfaltamento mas acabou falindo.

Após este episódio,segundo ele,  o DER  reassumiu a missão de fazer um novo projeto para a 367 mas o DNIT rejeitou porque não estava nos moldes exigidos pelo órgão. “ O DER acabou perdendo o interesse pela obra. Hoje a pavimentação está sob a responsabilidade do DNIT porém, os escândalos envolvendo o alto escalão do Ministério dos Transportes e do DNIT levaram a presidente da República suspender todas as licitações previstas no país, entre elas a da BR-367”, justificou o engenheiro. “ Será feito um novo projeto que precisa seguir trâmites legais. Infelizmente esta obra não tem condições de sair em menos de 2 anos. É preciso empenho dos prefeitos. É obra do PAC mas demanda tempo. Se projeto não for bem feito , o Tribunal de Contas da União (TCU) pode suspender. Não deixem devolver para o DER porque ele pode novamente se desinteressar pela obra”, finalizou o engenheiro.

A tônica da reunião itinerante da AMM girou em torno do asfaltamento da BR-367. Os prefeitos reclamaram do jogo de empurra-empurra que se transformou  a realização da obra. O presidente da AMM, Angelo Roncalli de Freitas, prefeito de São Gonçalo do Para´, afirmou que a entidade vai se unir em torno da revindicação dos prefeitos para mobilizar o governador de Minas e a imprensa para sensibilizar o governo federal a agilizar o início da obra. 

A próxima reunião itinerante da AMM será realizada no dia 30 de novembro na cidade de Montezuma.

ONDE FICA A BR-367

A BR-367 é uma rodovia federal . Tem início em Diamantina, MG e término em Santa Cruz Cabralia, (BA), atravessando cidades do Norte e Nordeste de Minas Gerais como Araçuai, Itaobim, Jequitinhonha, Almenara, Jacinto e Salto da Divisa. Tambem passa por Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Tendo sua extensão quase toda pavimentada por asfalto, existem trechos de estrada  de chão (entre os municípios de Jacinto e Salto da Divisa, Minas Novas- Virgem da Lapa).

Ainda é possível encontrar nessa rodovia, de Itaobim-MG, seguindo para Porto Seguro-BA, pontes estreitas de madeira, onde só permite passar um carro por vez.

A promessa de asfaltamento desses trechos foi feita pela candidata Dilma Roussef, durante visita à Araçuai e Jenipapo de Minas em janeiro de 2010.

Apenas 25 prefeitos dos 100 convidados, compareceram à 2ª Reunião Itinerante da AMM cujo objetivo era entregar " agenda positiva dos municipios mineiros" ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Diniz Pinheiro, que não compareceu. Ele foi representando pelo deputado Inácio Franco, 2º vice-presidente da Assembléia.