Secretário da SEDVAM pede em Araçuai que pronafianos aumentem produção do leite

29/07/2011 18:27

O Secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha Mucuri e Norte de Minas (SEDVAM), deputado  Gil Pereira disse nesta sexta-feira ( 29/07) em Araçuaí que os produtores de leite e os pequenos produtores beneficiados pelo Pronaf ( pronafianos)  podem aumentar a produção porque o governo tem dinheiro em caixa para pagar. Segundo Gil Pereira,  haverá um aumento de 65% a partir de agosto na distribuição do leite em todas as cidades atendidas pelo programa o que equivale a 250 mil litros diáriamente.

O Programa Leite Fome Zero- Um Leite pela Vida tem uma distribuição média de  151 mil litros de leite em 193 municípios da região. O programa é coordenado pelo IDENE ( Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste Mineiro)

Questionado se os produtores estão preparados para atender a demanda, em decorrência da seca que assola a região, o secretário afirmou que serão disponibilizadas  40 mil cisternas, além da construção de pequenas barragens e poços artesianos nos municípios que já decretaram situação de emergência em decorrência da seca. Pelo menos 91 municípios  dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estão nesta situação.

  Secretário Gil Pereira foi recebido pelo prefeito de Araçuai Aécio Jardim e por mais 4 prefeitos da região

 

 

Frango caipira

Gil Pereira desembarcou no aeroporto de Araçuai por volta do meio-dia e seguiu para Virgem da Lapa onde participou de uma atividade do Cidadão Universitário, programa da SEDVAM. Ele estava acompanhado do assessor de imprensa,  jornalista Carlos Timo, cuja mãe é de Araçuaí, do vice-diretor do Idene Roberto Grapiúna, ex-prefeito de Joaima e da diretora Regional do Sistema SEDVAM-IDENE, Margareth Dias Durães.

Ele foi recebido pelo prefeito de Araçuaí Aécio Jardim, que ofereceu almoço à comitiva em sua casa, onde foi servido frango caipira com polenta e  carne de sol . Na sobremesa doces cristalizados da região e mousse de maracujá com chocolate.

 

 Participaram do almoço os prefeitos de Jenipapo de Minas, Marlio Costa, Francisco Badaró, José João, Coronel Murta, Leno Moutinho e Itaobim, João Pereira.  “ O único prefeito que apoiou o secretário na região, o prefeito de Berilo, Lázaro Neves , não está aqui. Ninguém sabia dessa visita. Ele ( o prefeito ) foi comunicado em cima da hora e já tinha um compromisso em Minas Novas”, reclamou o prefeito de Francisco Badaró, José João.

 

Durante o almoço o secretário falou dos programas da sua pasta e concedeu entrevista ao Gazeta Online. Sobre as críticas do deputado federal Fábio Ramalho (PV) sobre o projeto da Sudene Mineira que será enviado na próxima segunda-feira à Assembléia Legislativa pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, o secretário disse que o projeto poderá sofrer emendas. O deputado Fábio Ramalho disse que a nova Sudene não atenderá os interesses do Jequitinhonha e ameaçou deixar a base do governo caso suas solicitações de interesse da região não sejam atendidas.