Primeiro dia de reposição de aulas tem baixa presença
Apenas 17% dos alunos compareceram à escola Henrique Diniz
Começaram ontem( 24/09 ) as aulas de reposição aos alunos afetados pela greve dos professores da rede estadual em Minas. A previsão da Secretaria de Estado de Educação é de que os estudantes tenham aulas aos sábados, até dia 24 de janeiro, para completar os 200 dias letivos. Assim, o ano escolar de 2012 tem previsão para começar em 6 fevereiro.
No primeiro sábado de reposição, porém, não foram todos os estudantes que compareceram. Na Escola Estadual Henrique Diniz, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, apenas 17% dos alunos assistiram às aulas no turno da manhã, segundo a diretora Tereza Cristina Queiroga de Morais. À tarde, havia maior número.
A diretora acredita que, nas próximas reposições, os alunos (cerca de 1.200 no total) vão participar em sua maioria. "Quando a escola retornou da greve, foi a mesma coisa. Nos outros sábados vamos ter mais alunos", disse, referindo-se ao baixo número de alunos que voltaram às aulas após alguns professores retomarem as atividades escolares, em 16 de agosto e 12 deste mês.
O calendário de reposição proposto pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) serve como orientação às escolas estaduais cujos professores aderiram à greve. Entretanto, as previsões podem ser alteradas, conforme adesão dos alunos às aulas de reposição.
Segundo a assessoria de comunicação da SEE, o dia letivo é contado quando há presença de mais de 50% dos alunos na turma. O órgão informou que apenas amanhã será possível contabilizar o número de estudantes que compareceram à reposição.
Fonte: O Tempo