INSS pede nova vistoria em terreno doado para construção da sede do órgão em Araçuaí
Sérgio Vasconcelos
Repórter
Prefeitura de Araçuai promete obras de infraestrutura em terreno no centro antigo da cidade, doado para construção da sede da agência do INSS
O INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) através de sua Gerência Executiva em Teófilo Otoni, solicitou nova vistoria em terreno de 1.500 metros que a prefeitura de Araçuaí pretende doar ao instituto para construção de sua sede, na rua Grão Mogol, centro velho da cidade. A vistoria preliminar foi feita em 25 de agosto.
De acordo com o setor de logística, licitações, contratos e engenharia do INSS a área não possui limite bem definido, devendo ser inicialmente objeto de estudos para desapropriação e remembramento pela prefeitura para ser enquadrada em processo de doação. Próximo a ela, existem alguns imóveis que deverão ser demolidos. A área precisa de benfeitorias de urbanização, como melhorias no arruamento e iluminação. A região possui moradias e imóveis comerciais com baixo padrão de acabamento, sendo que alguns estão desocupados. O INSS quer saber também se existe algum impedimento por parte do Patrimônio Histórico municipal, caso sejam feitas renovações e demolições de edificações existentes no entorno.
O engenheiro analista do Seguro Social do INSS, Sávio Giacomini de Almeida, solicitou a correta indicação das dimensões e confrontações da área, para demarcar o terreno. Ele informou à Gerência Executiva do INSS que é necessário a realização de levantamento topogra´fico e estudos de sondagem do subsolo e informações mais precisas quanto ao nível do terreno em relação ao nível do rio para verificar riscos quanto à possibilidade de enchentes.
A área em questão já sofreu com as enchentes da cidade ( 1919, 1928, 1979) sendo que a última foi a mais avassaladora e responsável pela degradação da área.
A prefeitura já encaminhou todos os pedidos para a Secretaria Municipal de Obras. “ Vamos melhorar as condições de infraestrutura e calçamento da área para incentivar a sua renovação”, afirmou o prefeito municipal Aécio Silva Jardim.
“ Após a demarcação correta do terreno e demolição das casas que existem no local, o engenheiro retornará para parecer definitivo. Precisamos de toda a documentação como decreto de desapropriação, escritura, certidão de inteiro teor, além da pavimentação da rua, delimitação do passeio e melhoria na iluminação para aceitar o terreno”, informou através de ofício enviado ao prefeito de Araçuaí, o chefe da Seção Logística do INSS, Elias Ferreira Ramos.
Atualmente a agência do INSS funciona em prédio alugado na rua Tulo Hostilio