Micareta de Araçuaí arrasta multidão para as ruas

17/07/2011 13:43

 

 

Em clima de Axé, milhares de pessoas tomaram conta da principal rua do centro de Araçuaí-a Dom Serafim- até a praça do Fórum, durante a realização do K-iau Folia, a micareta de Araçuai, no médio Vale do Jequitinhonha.

Dois trios elétricos comandaram a festa com largada oficial, na praça Manoel Fulgêncio, passando pela praça Duque de Caxias e seguindo pela Dom Serafim.

Por exigência do Ministério Público, tapumes de alumínio foram colocados como proteção em frente a casarões históricos existentes no percurso da festa como o sobrado da família Martins datado de 1921 e o da pesquisadora Zina Chaves, construído no final do século 18, ambos na praça Duque de Caxias .

Contagiado pela alegria dos foliões, o prefeito da cidade, o médico Aécio Jardim, estava feliz com o sucesso do evento. “ Tem gente aqui de todos os lugares da região e estamos satisfeitos por atingir nossos objetivos, que foi o de levar lazer e alegria ao povo”, ressaltou o prefeito. “ Encontrei muita gente nos falando que a festa está bonita. E há um sentimento de segurança também. Isso traduz o nosso esforço e a nossa alegria em proporcionar o melhor carnaval temporão da região”, completou Aécio Jardim.

    

Prefeito de Araçuai, Aécio Jardim no Camarote

Beleza Beleza, ladeado pelo deputado

Federal Fábio Ramalho e pelo vereador Itamar, de Araçuai.

 

Quem entrava no circuito da festa, passava por detectores de metais e revista. A Polícia Militar não registrou ocorrências graves. “ Apenas algumas brigas de final de festa, sem gravidade. Natural para um evento desta natureza”, informou o Tenente Gilamárcio, do Comando Militar da cidade.

Aproximadamente 5 mil pessoas prestigiaram o evento. “ A festa fortalece a cultura e a economia local”, atestava um vendedor ambulante que aproveitou a ocasião para ganhar um dinheirinho extra vendendo cervejas e caldos. Barracas padronizadas foram instaladas embaixo dos camarotes e em torno da praça do Fórum para venda de bebidas e alimentos.

A abertura, no dia 15 de julho, foi feita pela Banda Axerife, finalizando com Harmonia do Samba. No meio da multidão um rapaz comemorava a compra por R$240 reais de um abadá reservado para a imprensa. “ Comprei de um camarada lá na Pousada onde se hospedou Harmonia do Samba. Será que posso subir no trio elétrico com ele?”, indagava.

Foram distribuidos 70 camisetas para jornalistas credenciados, blogueiros, fotógrafos e administradores de sites da região. AS camisetas da imprensa davam acesso a todo o circuito da festa, incluindo os camoretes vip” s e empresariais. 

Com dois trios elétricos o bloco “ Os Vadios “ foi comandado por 6 bandas nos três dias de folia: Psirico, Cheios de Amor, Harmonia do Samba, Axerife, Os Paquitos e Axé-Pirô. A festa realizada de 15 a 17 de julho.

A festa

 

   Veja mais fotos em  

   gazetadearacuai.webnode.com.br/galeria-de-fotos/

 

O K-iau Folia foi criado em 2001 pela DA Produções, de Danilo Andrade, com intuito de comemorar em setembro, o aniversário de Araçuaí. Neste ano, teve como carro chefe, a Banda Batukerê.

No 4º K-iau Folia foi a vez da Banda Jamil e Uma Noites e Rapazzola levar a multidão ao delírio.

A festa so não foi realizada pela DA Produções nos anos de 2006 a 2008 devido a problemas políticos da empresa com a administração municipal do período comandado pelo PT , quando a festa passou a se chamar Arafolia.

Com a mudança da administração a festa voltou ao seu nome original, passando a ser realizada em julho. De lá para cá, contou com a participação da Banda Eva, Chicafé, dos cantores Tomate, Alexandre Peixe e André Lelis.