Araçuai sediará Seminário de Educação Inclusiva

28/07/2011 20:16

46 municípios participarão do evento

 

Com o tema “ Direito à Diversidade”, gestores e educadores de 46 municípios do Vale do Jequitinhonha participarão durante uma semana em Araçuaí,  do Seminário de Educação Inclusiva promovido pelo Ministério da Educação.

O Seminário tem entre seus objetivos, levar aos participantes possibilidades teórico-práticas em educação inclusiva, discutindo seis eixos básicos tais como direito à diversidade, Educação Jovem Adulto, Educação ambiental, Educação para as relações etnicorraciais, Educação especial, Educação do campo e quilombolas e Educação indígena. Cada eixo tem seus subítens.

 

O seminário faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação que prevê esforços da União, Estados e municípios atuando em regime de colaboração com as famílias e comunidade .

“ A discussão mundial sobre inclusão não chegava aos municípios brasileiros. Com o Programa Educação Inclusiva, isto está mudando”, lembra Claúdia Dutra, secretária de Educação Especial do Ministério da Educação.

 

O Programa conta com uma rede de 147 municípios pólo que compõem sua base de multiplicação,  e está presente em todos os estados.  Araçuaí foi escolhido como um dos municípios Pólo.

O seminário vai debater entre outras temas, a inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula comum das redes de ensino. Trata-se de um movimento mundial que foi intensificado no Brasil a partir da década de 90.

 

A previsão é que o Seminário aconteça em outubro. “ Temos de licitar todas as despesas do seminário tais como transporte, alimentação, hospedagem para os participantes e demais despesas que um evento desse requer. Está prevista a participação de aproximadamente 400 pessoas. Cada município terá direito a 2 representantes. Será um dos maiores encontros de profissionais de Educação em Araçuai”, disse a secretária municipal de Educação do município, Juliana Lopes. Para ela , o seminário vai apontar caminhos que possam melhorar a vida de estudantes e educadores dos municípios de abrangência  do Pólo.

 

Os recursos para o custeio do seminário- cerca de R$ 191 mil reais- sairão por conta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Sérgio Vasconcelos

repórter