UFVJM criará novo campus no Vale do Jequitinhonha

21/09/2011 21:27

Movimento das redes sociais levam Ministério da Educação a aprovar Campus no Vale do Jequitinhonha

 

Um é pouco, dois é bom, três é ótimo.
 

O Ministério da Educação confirma a decisão de criação de um campus da UFVJM –Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em alguma cidade do Médio Jequitinhonha. Esta decisão se deu devido ao movimento desencadeado pelas redes sociais (blogs, orkut, face book, email, sites do Vale do Jequitinhonha) com o sugestivo grito de alerta “A UFVJM é nossa!”.
Quando a Presidenta Dilma Roussef anunciou a criação de dois campi da UFVJM em Unaí e Janaúba, em 16 de agosto, este Blog do Banu publicou um manifesto de indignação e cobrou da reitoria da UFVJM uma postura de respeito com a nossa região, pois as cidades citadas estão em outras regiões. Leia aqui ufvjm-despreza-jequitinhonha

  Tirinha de humor publicada pelo Movimento Muda Capelinha

 

O Movimento Muda Capelinha imediatamente levantou a mesma bandeira, exigndo que os campi fossem em cidades do Vale. Outras páginas da web como Blog do Jequi (Minas Novas), Passadiço Virtual (Diamantina), Radar do Vale (Almenara) e vários sites/blogs de Capelinha engrossaram o movimento de resistência e denúncia de desprezo, mais uma vez, do nosso Vale.

 Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo

 

O protesto do povo do Vale pegou fogo dentro da UFVJM. Uma reunião do CONSU – Conselho Universitário que tem poder deliberativo aprovaria os campi de Unaí e Janaúba. A pressão fez com que esta decisão fosse definida no dia 07.10, em nova reunião do CONSU.
Clique aqui conheça mais detalhaes: UFVJM.adia.decisão.campus

Um debate interno está se processando dentro da UFVJM e em vários espaços institucionais ou não da região. Clique aqui: ufvjm-debate.expansao
Câmaras Municipais como a de Capelinha e Berilo estão aprovando Moção de Repúdio e reivindicando campus no Vale.
Uma Petição Pública com abaixo-assinado foi postada e colhe assinaturas na internet.
peticaopublica.UFVJM.é.do.Vale Aproveite, vá lá e assine!

Os abaixo-assinados de papel correm as escolas, ruas, lares e bares do Vale.

A Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí enviou email para suas 105 escolas estaduais pedindo para reproduzir o texto do abaixo-assinado, coletando o máximo possível de assinaturas.
Deputados federais e prefeitos, sentindo a força do movimento, participaram de um Seminário de Desenvolvimento Sustentável dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 13.09, terça-feira, e definiram junto com o MEC que um campus da UFVJM deverá ser criado em cidades do Vale. Clique aqui: liderancas-ufvjm-no-medio

 

Campus: em qual cidade?

 

No momento, há uma disputa pela localização do campus universitário. Araçuaí, Itaobim e Jequitinhonha disputam a peleja, oferecendo terreno para construção da UFVJM em suas cidades.

As lideranças do movimento "A UFVJM é nossa!" como Maria do Rosário Sampaio, do Movimento de Mulheres e do MMC de Capelinha, acredita que dois campi deveriam ser instalados em cidades do Médio e Baixo Jequitinhonha. Um em Araçuaí e outro a ser decidido pelas cidades de Almenara, Jequitinhonha e Pedra Azul.

O debate no facebook tem sido intenso com participação de militantes políticos, professores, estudantes e técnicos de prefeituras da região. Com o fórum Avança Jequi você pode participar desta grande luta. Clique . Procure o link no Face Book e participe do debate: Avança.Jequi

A decisão será dia 07.10, em reunião do CONSU da UFVJM, em Diamantina. Muitas cidades colhem assinaturas. Algumas farão caravanas para participar da reunião que é aberta ao público.
O Vale depende de você! Participe desta luta que pode mudar os rumos da sua vida e de sua família, principalmente dos jovens e adultos que desejam estudar e continuar morando na região.

Conheça várias públicações do Blog do Banu sobre a UFVJM e a sua proposta de expansão, clicando aqui: UFVJM.e.o.desenvolvimento.do.Vale

Dê sua opinião. Escreva para a Reitoria ou o CONSU: reitoria@ufvjm.edu.br ou helida@ufvjm.edu.br

Postado por Albano Silveira Machado (Blog do Banu)