Teatro, cultura popular, shows e feira de artesanato abrem seminário do ICL em Araçuai

13/09/2011 22:29

 Grupo Folia de Reis do Arraial dos Crioulos de Araçuai abre festividades do ICL em Araçuai

 

De 17 a 19 de setembro Araçuaí vai respirar cultura pelas ruas. Em parceria com a prefeitura municipal e Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Lusófano (ICL) realiza na cidade o seminário regional de Cultura com o tema: desafios do Vale do Jequitinhonha.

O tradicional grupo de Folia de Reis do Arraial dos Crioulos abre o evento a partir das 9 da manhã do dia 17, com desfile pelas ruas. A partir das 16 horas, o GRUTI,  grupo Teatral Itinguense encena “ Pastelão e a Torta”.  À noite, show com Walter Dias e Banda. O Seminário terá de tudo um pouco: Debates, palestras, oficinas música, teatro, corais, artesanato. Rubinho do Vale faz o encerramento com show na noite de 19.

 Atividades serão realizadas nas praças da Prefeitura, Manoel Fulgêncio e Colégio Nazareth

 

O ICL – Instituto Cultural Lusófono é uma organização independente sem fins lucrativos, criada em 2008 por um grupo de pessoas ligadas a diferentes áreas da cultura, da informação, do turismo e da educação, unidas em torno de um proposito comum de reforço dos intercâmbios e da cooperação sociocutural entre o Brasil e os restantes países de língua portuguesa no mundo, bem como da difusão e valorização da diversidade cultural e das identidades dos povos do universo lusófono.

Internacionalmente, O ICL trabalha em estreita colaboração com a ong portuguesa   ETNIA – Cultura e Desenvolvimento, na Europa, e com  a associação ETNIA CABO VERDE, na África.  Nessa conformidade, coordena atualmente no Brasil os projetos “Na Ponta da Língua: Artes dos Povos Que Falam Português” e “Casas da Lusofonia”, concebidos pela ETNIA – Cultura e Desenvolvimento.

 

É a primeira vez que o ICL promove uma atividade cultural no Vale do Jequitinhonha.

As atividades do Seminário Regional de Cultura acontecem no circuito da praça Manoel Fulgêncio e largo da prefeitura. Os debates e oficinas no Colégio Nazareth. Confira a programação.