Projeto Minerário é debatido em Salinas

04/09/2011 21:15

A cidade de Salinas, no Vale do Jequitinhonha/norte de Minas foi palco de importante Seminário sobr o projeto Minerário que mudará o pefil econômico da região do Vale do Jequitinhonha, envolvendo 21 municípios nas microrregião de Grão Mogol, de Salinas e Rio Pardo de Minas.

Este projeto tem projeção de exploração do minério de ferro por um periodo de 40 a 50 anos, transformando-se em uma nova Fronteira Mineral do país.

Lideranças de diversos setores sociais e econômicos de Salinas reuniram-se no debate do Projeto Minerário e o desenvolvimento de Salinas

 

Para esclarecer à população a respeito do projeto minerário do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, e pensar como Salinas deve se posicionar no processo de exploração do minério, representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram com dirigentes da empresa Sulamericana de Metais (SAM), nesta sexta-feira, 2 de setembro. Também esteve presente o Superintende de Mineração e Metalúrgica, Eduardo Mozelli, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Comerciantes, empresários, prestadores de serviço, lideranças populares e instituições de ensino estiveram presentes formando uma assembléia diversificada, legítima e representativa. O objetivo é tornar Salinas um pólo administrativo do projeto, fornecedor de mão de obra qualificada e prestadora de serviços em diversas áreas.



O dirigente da SAM, Marco Túlio de Carvalho, apresentou as propostas da empresa, ressaltando que ela só possui dois escritórios no país, um em São Paulo e outro em Salinas. A população teve oportunidade de esclarecer dúvidas, e sugerir propostas e ações para que o projeto minerário possa trazer efetivo desenvolvimento para a cidade.

O Prefeito Zé Prates, de Salinas, realizou a abertura do evento, ressaltando que o objetivo do Seminário é propor idéias que gerem a construção de um modelo de desenvolvimento para Salinas.

 O Superintendente de Mineração e Metalúrgica, Eduardo Mozelli, mostrando que as jazidas de minério são um marco para a região, a oportunidade de desenvolver e aumentar a qualidade de vida e renda da população. 

 

  ( Blog do Banu )