Provas de Matemática e Português são os desafios de domingo

20/10/2011 15:02

Segundo dia de provas, que começam às 13 horas, também vai cobrar a redação

 

RENATO COBUCCI

enem

Regeane Gomes, Thaís Neiva e Isabela Collen fazem revisão do conteúdo

 

A ciência dos números e dos cálculos e a disciplina da linguagem. Duas matérias com conteúdos completamente distintos aparecem juntas, neste domingo (23), no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir das 13 horas, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos nas provas de Matemática e suas Tecnologias, Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

Professora de Matemática do curso Polo Vestibular, Lucila Maria D’Angelo Castro explica o perfil da prova do Enem. Segundo ela, das 45 questões, dez são consideradas muito fáceis, 20 são fáceis, cinco médias e cinco difíceis. “As cinco que ficam faltando eu chamo de questões de equilíbrio. O nível de dificuldade não é tão alto, mas elas exigem do estudante muitas contas. Isso faz com que ele fique cansado e desequilibrado emocionalmente”, explica. O conselho é que os candidatos pulem as questões desse tipo e só voltem a elas quando as demais estiverem resolvidas.

 

Thaís Dantas Neiva, de 24 anos, Isabela Collen, de 19, e Regeane Gomes, de 18, não escondem a ansiedade de enfrentar o desafio de responder a tantas perguntas da disciplina. “Essa prova, sozinha, corresponde a 25% do Enem. Ela é extensa e muito cansativa”, reclama Thaís, que deseja estudar Medicina.

 

Isabela comenta que pretende ficar atenta no tempo que gasta em cada questão. “Às vezes, um aluno que não domina tanto o conteúdo pode se sair melhor porque foi esperto e não ficou agarrado em uma pergunta difícil demais. Se você insistir em uma questão que está demorando, corre o risco de se prejudicar”, afirma. Regeane concorda com a colega. “O tempo que você gasta tentando resolver uma questão difícil poderia ser utilizado para resolver várias fáceis”, diz.

 

Acostumadas a estudar juntas, as alunas contam que aproveitam os últimos dois dias antes do Enem para rever o conteúdo com exercícios. “A gente parte do pressuposto de que já domina a matéria. Agora é só treinar”, afirma Thaís.

 

Embora reste pouco tempo para estudos, a professora Lucila enumera alguns tópicos que são frequentes nas provas de Matemática e, portanto, devem ser revistos. Segundo ela, interpretação e análise de gráficos e tabelas são um dos conteúdos mais cobrados todos os anos. As regras de conversão de unidades de medida e a matemática financeira, que inclui razão, proporção e porcentagem, são outros assuntos que os estudantes precisam dominar. Dentro do conteúdo de geometria espacial, a professora percebe que se repetem as questões sobre cilindro circular reto. Por fim, Lucila ressalta o conteúdo de estatísticas, probabilidade e geometria plana, que também são comuns no Enem.

 

A aposta dela, no entanto, é que o exame deste ano cobre dois conteúdos específicos que, apesar de estarem dentro do programa, nunca foram abordados em prova. “A gente acompanha o Enem há muitos anos. Desde quando mudaram a prova, não fizeram uma questão de geometria analítica. Dentro desse conteúdo, acredito que caia circunferência. Acho também que, neste ano, os alunos serão surpreendidos por uma questão de logaritmo”, aposta.



Enem

 

 

Fonte: Hoje em Dia