Projeto TEIA investe em tecnologia no Vale do Jequitinhonha

15/08/2011 20:43

 Secretário Narcio Rodrigues entrega certificado a jovem de Salinas

 

SALINAS (11/08/11) - Melhorar as condições de vida e o quadro social através da tecnologia são os principais objetivos do programa de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TEIA MG) do Governo de Minas. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e visa também à construção de uma rede de conhecimento e inovação para todos que desejam participar da revolução promovida pela internet.
Com o intuído de angariar cada vez mais pessoas para essa rede, foi criado o Dia TEIA, uma mobilização com palestras e cursos práticos, que pretende incentivar, nos jovens, o empreendedorismo por meio do uso de ferramentas digitais. O diferencial do evento é que ele reúne os agentes disseminadores dos oito Polos de Inovação e faz um mutirão para capacitar os jovens.
O primeiro Dia TEIA foi realizado, nessa quarta-feira (10), no município de Salinas, no Norte de Minas, e em apenas um dia foram capacitados cerca de 350 jovens. O curso é certificado pela Sectes, dura 4 horas e, além de palestras, oferece aulas práticas no computador.
Em cerimônia solene, realizada nesta quinta-feira (11), os alunos receberam o certificado do curso, das mãos do secretário Narcio Rodrigues. “Estamos dando o pontapé inicial, aqui em Salinas, de um conjunto de eventos que será o Dia TEIA. Fico feliz em participar deste momento, em que estamos promovendo a cidadania digital”, comentou.
Na cerimônia, o agente Wilson Alves falou sobre como o projeto mudou a sua vida: “Há dois anos, tive a oportunidade de conhecer o projeto. Até então eu tinha a internet apenas como um meio de entretenimento. O TEIA abriu a minha mente e me proporcionou diversas possibilidades. Hoje utilizo a internet como meio de aprendizado e trabalho. Me sinto honrado de poder colaborar no compartilhamento dessas informações e na capacitação de novos agentes”.
Desde o início das atividades, o TEIA capacitou aproximadamente 1.500 agentes em Salinas e região. Em todo o Estado, no ano passado, foram cadastrados mais de 14 mil agentes, clientes e interessados na rede. Para alcançar essa marca, os agentes disseminadores dos Polos de Inovação das cidades de Teófilo Otoni, Salinas, Diamantina, Araçuaí, Januária, Janaúba, Pirapora e Almenara iniciaram o processo de capacitação e cadastro de agentes da rede em suas cidades e municípios vizinhos, para mobilização da sociedade.
“Este curso está ligado a um projeto muito grande e ousado do Governo de Minas e quer dar a oportunidade para que todos os mineiros possam navegar mundo afora”, completa a superintendente de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação Ambiental da Sectes, Dea Fonseca.

CVT de Salinas

O secretário Narcio Rodrigues visitou as instalações do Centro Vocacional Tecnológico de Salinas, que faz parte da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), outro projeto do Governo de Minas coordenado pela Sectes.
O CVT tem como atividade principal o artesanato em cerâmica, possui um centro de pesquisa sobre manuseio das peças e atualmente mantém um trabalho destinado ao público infantil. O espaço também oferece cursos profissionalizantes de corte e costura, cabeleireiro, pintura em tela e tecido, entre outros. As instalações do CVT também são utilizadas para as capacitações dos agentes TEIA MG.
O secretário reafirmou aos diretores do CVT, a vontade do Governo de Minas de ampliar as funções inclusivas e socioeducativas dos centros. “Em 2012, os CVTs irão passar a ser centros de ensino a distância, queremos dar ainda mais qualidade a este trabalho, transformando-os em centros de referência educacional”, completou.

 

Fonte: Agência Minas