Municípios mais atingidos pela chuva em Minas terão cartão para auxílio emergencial

19/10/2011 20:38

Vice-governador de Minas participa da apresentação do plano

 

Minas Gerais foi um dos cinco estados escolhidos para fazer parte de um programa que irá disponibilizar um cartão emergencial de auxílio aos municípios atingidos pela chuva. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (19) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

O cartão será distribuído para cinco municípios, que receberão ajuda em um prazo de 48 horas. Para as demais cidades atingidas que não contarão com o cartão, o prazo é de 15 dias.
Além de Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também vão fazer parte do programa.

SMS - Outra novidade para o período chuvoso é um sistema de alerta por envio de mensagens de telefone celular, o SMS. A parceira, com a operadora Vivo, vai avisar aos clientes sobre o risco de temporais e alagamentos.

O governo também aposta no radar meteorológico que vai monitorar a aproximação e a formação de tempestades severas em Minas Gerais. O equipamento está sendo instalado em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte. A expectativa é que o aparelho de origem finlandesa, capaz de emitir alertas com até quatro horas de antecedência, comece a operar em novembro.
 

Fonte- O Tempo