Mais de mil professores da rede estadual voltaram às escolas nesta sexta-feira

23/09/2011 20:15

BELO HORIZONTE (23/09/11) - Professores da rede estadual continuam retornando às salas de aula nas escolas mineiras. Só nesta sexta-feira (23), foram 1.184 retornos. Segundo o último levantamento da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o número de docentes parados baixou de 9.767 para 8.583 nesta sexta-feira. Esse número equivale a 5,47% dos professores da rede estadual.

O número de escolas afetadas pela paralisação também baixou. No total, 35 escolas retomaram as atividades normais nesta sexta-feira. Das 655 que se encontravam parcialmente paralisadas na quinta, 34 voltaram à rotina. Além disso, outra escola que estava totalmente paralisada nessa quinta-feira (22) retornou e hoje são nove escolas no Estado que ainda estão paradas. Existem na rede estadual de Minas 3.779 escolas.

Há uma semana, no dia 16 de setembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou abusiva a paralisação dos professores e determinou o retorno dos mesmos às salas de aula, sob pena de multa, que já está sendo aplicada ao sindicato da categoria. Desde então, quase 5 mil professores já voltaram a dar aulas. No levantamento da quinta-feira (15), antes da decisão judicial, 13.490 professores estavam parados e 45 escolas estavam totalmente afetadas.

A partir desta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado de Educação poderá tomar as medidas administrativas em relação aos professores designados que não retornarem ao trabalho. Na última quarta-feira (21), a secretaria publicou resolução convocando os designados para retorno. E aqueles que continuarem paralisados serão convocados através da publicação de uma notificação de processo administrativo no Diário Oficial do Estado.

 

Fonte: Agência Minas