INSS pede nova vistoria em terreno doado para construção da sede do órgão em Araçuaí

24/10/2011 16:18

Sérgio Vasconcelos

Repórter

 

Prefeitura de Araçuai promete obras de infraestrutura em terreno no centro antigo da cidade, doado para construção da sede da agência do INSS

 

O INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) através de sua  Gerência Executiva em Teófilo Otoni, solicitou nova vistoria em terreno de 1.500 metros que a prefeitura de Araçuaí pretende doar ao instituto para construção de sua sede, na rua Grão Mogol, centro velho da cidade. A vistoria preliminar foi feita em 25 de agosto.

De acordo com o setor de logística, licitações, contratos e engenharia do INSS  a área não possui limite bem definido, devendo ser inicialmente objeto de estudos para desapropriação e remembramento pela prefeitura para ser enquadrada em processo de doação. Próximo a ela, existem alguns imóveis que deverão ser demolidos. A área precisa de benfeitorias de urbanização, como melhorias no arruamento e iluminação. A região possui moradias e imóveis comerciais com baixo padrão de acabamento, sendo que alguns estão desocupados.  O INSS quer saber também se existe algum impedimento por parte do Patrimônio Histórico municipal,  caso sejam feitas renovações  e demolições de edificações existentes no entorno.

O engenheiro analista do Seguro Social do INSS, Sávio Giacomini de Almeida, solicitou a correta indicação das dimensões e confrontações da área, para demarcar o terreno. Ele informou à Gerência Executiva do INSS que é necessário a realização de levantamento topogra´fico e estudos de sondagem do subsolo e informações mais precisas quanto ao nível do terreno em relação ao nível do rio para verificar riscos quanto à possibilidade de enchentes.

A área em questão já sofreu com as enchentes da cidade ( 1919, 1928, 1979) sendo que a última foi a mais avassaladora e responsável pela degradação da área.

A prefeitura já encaminhou todos os pedidos para a Secretaria Municipal de Obras. “ Vamos melhorar as condições de infraestrutura e calçamento da área para incentivar a sua renovação”, afirmou o prefeito municipal Aécio Silva Jardim.

“ Após a demarcação correta do terreno e demolição das casas que existem no local, o engenheiro retornará para parecer definitivo. Precisamos de toda a documentação como decreto de desapropriação, escritura, certidão de inteiro teor, além da pavimentação da rua, delimitação do passeio e melhoria na iluminação para aceitar o terreno”, informou através de ofício enviado ao prefeito de Araçuaí, o chefe da Seção Logística do INSS, Elias Ferreira Ramos.

Atualmente a agência do INSS funciona em prédio alugado na rua Tulo Hostilio