IFNMG diz que visita de Lula à Araçuaí não é política

17/08/2011 19:16

Além dos alunos e familiares, apenas autoridades e jornalistas credenciados terão acesso ao local

 Operários preparam quadra poliesportiva da Escola Técnica onde Lula vai paraninfar turma de formandos

 

Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a 700 km de BH, segue indiferente à visita do ex-presidente Lula ,  prevista para o dia 19 de agosto. O ex-presidente retorna à cidade para paraninfar a primeira turma de formandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG) inaugurado por ele no dia 19 de janeiro do ano passado. A solenidade começa às 14 horas.

  Estamos pedindo que as pessoas cheguem mais cedo para que possamos começar dentro do horário. Queremos ressaltar que não se trata de uma visita política e sim do cumprimento de uma promessa feita pelo ex-presidente quando veio a Araçuaí para inaugurar a Escola”, afirma a assessora  de Comunicação do Instituto,  Cláudia Carmona dos Santos.

“ Já fomos avisados pela direção da Escola sobre estas determinações. No entanto, vamos recepcionar o ex- presidente no aeroporto, onde lideranças regionais do PT vão estar aguardando a sua chegada. Recebi um comunicado que ele vai desembarcar acompanhado  de Luiz  Soares Dulce, ex-ministro chefe da Secretaria da Presidência da República e dos deputados Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro. A ex- prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, não estará nesta comitiva”, informou o presidente do PT de Araçuaí, Eduardo Couto Collares. Segundo ele, o ex-bispo de Araçuaí, Enzo Rinaldini estará na base aérea para entregar ao ex-presidente uma carta. “ O conteúdo da carta não foi divulgado mas acreditamos que seja para pedir apoio ao hospital São Vicente e o cumprimento da promessa de asfaltamento de trechos faltantes da BR-367, cuja promessa foi feita pela então presidente Dilma Roussef quando estiveram em Araçuaí para inaugurar a Escola Federal e a barragem do Setúbal.

 

Durante toda a tarde de hoje funcionários de uma empresa contratada para fazer a festa de formatura davam os retoques para a decoração da quadra do IFNMG onde será realizada a solenidade de formatura. “ Estamos prevendo a presença de pelo menos 1.200 pessoas entre alunos, familiares dos formandos e convidados”, acredita Cláudia Carmona.

 

Lula vai encontrar os funcionários do Instituto em greve. A categoria aderiu ao movimento nacional, deflagrado desde o dia 8 de agosto. A pauta contém 11 reinvindicações. “ Vamos discutir hoje à tarde ( 17 agosto ) se faremos ou não uma manifestação durante a presença do ex-presidente Lula na instituição”, adianta o comando de greve da Escola.

O IFNMG fica a cerca de 3 km do centro da cidade. O acesso é feito por uma pequena estrada de terra que já está recebendo uma camada de brita para evitar a poeira para convidados, alunos e comitiva do ex-presidente.

“ Amanhã vamos receber dois representantes do Instituto Lula, que está cuidando da sua visita à Araçuaí, para definir os últimos detalhes sobre a segurança e cerimonial”, disse Cláudia Carmona assessora de Comunicação do Instituto. Segundo ela, além dos alunos, apenas autoridades e jornalistas credenciados terão acesso ao local da cerimônia.

 

O horário inicial da formatura estava marcado para as 18 horas do dia 19 de agosto, porém, devido à falta de estrutura do aeroporto de Araçuaí, este horário foi antecipado para as 14 horas, quando todos os convites já estavam impressos. “ Não tivemos gastos com a impressão dos novos convites porque uma gráfica da cidade nos deu esta cortesia”, informou o professor Ednaldo Liberato de Oliveira, diretor da Escola.