Grandes Partidos têm nomes de sobra e pequenos buscam filiados

13/09/2011 21:25

PRB, PTdoB e PHS promovem eventos e usam a mídia para atrair interessados

 

A corrida dos partidos em busca de filiados para a composição de chapa para vereadores para as eleições de 2012, em Minas, está mais acirrada do que na eleição anterior. As dificuldades dos partidos para montagem das chapas variam - enquanto os pequenos estão em busca de filiados, grandes legendas têm pré-candidatos de sobra.

Na comparação aos partidos maiores, as siglas menores encontram dificuldades para atrair candidatos e, por isso, utilizam a mídia para convidar as pessoas a se filiarem.

Líderes partidários de legendas com pouca representação nas câmaras municipais, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional dizem que a principal estratégia é criar diretórios pelo interior de Minas, como forma de atrair novos filiados.

Segundo o vice-presidente estadual do PRB, Seleme Hilel, a sigla já está articulando a realização de encontros regionais, com as presenças de figurões da legenda e lideranças comunitárias. "As executivas municipais tem autonomia para atrair novos filiados e isto se tornou latente em todo o Estado", afirmou Seleme Hilel.

O PRB utilizou no mês passado o tempo de televisão, em horário nobre, convidando a população a se filiar ao partido. Todos os partidos formalmente reconhecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm direito a veicular, periodicamente, inserções gratuitas em rádio e TV.

A argumentação do PTdoB não é diferente. Vicente Pereira, chefe de gabinete do presidente do partido, disse que o PTdoB pretende atrair filiados nos 300 municípios mineiros onde a legenda tem diretórios. "A nossa estratégia é a participação e o testemunho dos próprios pré-candidatos a vereador que formam a comissão", disse Pereira. O PTdoB utilizou até outdoor, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, convidando pessoas a se filiarem.

O PHS afirma que os partidos pequenos sofrem desvantagens, em relação aos partidos maiores, devido ao tempo reduzido de TV. De acordo com o presidente estadual, Cláudio Maciel, o partido se encontra organizado em 202 municípios de Minas. Para aumentar sua lista de candidatos, a sigla pretende expandir o número de diretórios municipais. "Temos condições de lançar candidaturas própria em todos eles. Em breve estaremos em mais de 300 cidades", prevê. Na eleição de 2008, o PRB teve 1.350 candidatos a vereador, o PTdoB, 454 e o PHS, 1.029 em todo o Estado.