Em vídeo, ex-prefeita de Araçuaí admite que tem “probleminhas” para se candidatar e Lula diz que ela não quer sair de Brasília

29/08/2011 18:49

Está circulando na internet- rede mundial de computadores- um vídeo da visita de Lula a Araçuaí no dia 29 de agosto. Em determinado trecho do documentário de 12 minutos, feito por Kátio Murta durante a chegada do ex-presidente no aeroporto , Lula pergunta à ex-prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá, se ela está em Brasília. Ela responde que sim e , logo adiante, o presidente do PT de Araçuaí, Eduardo Couto Collares pergunta ao ex-presidente se poderia sonhar com a vinda dele a Araçuaí durante a campanha de 2012, alegando que o partido enfrentará uma disputa acirradíssima no município. Lula reflete por alguns segundos e o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) indaga: “ Você vai voltar Cacá?”.Ela responde: o povo quer, o PT quer mas,  tem uns probleminhas”, resume a ex-prefeita.
O ex-presidente afirma no vídeo que vai participar ativamente da campanha já que a região conta com três aeroportos, Almenara, Jequitinhonha e Araçuaí: “Fica fácil fazer campanha”, diz o ex-presidente.
Os “ probleminhas” a que se refere a ex-prefeita é a  sua impossibilidade de ser candidata a qualquer cargo público por 5 anos Na sessão do dia 2 de setembro de 2009, por cinco votos a quatro, os vereadores acataram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que fez ressalvas às contas da ex-prefeita referente ao exercício de 2004.
Cacá acompanhou a votação. Após a leitura do parecer prévio do Tribunal, o presidente da Câmara,) convidou a ex-prefeita para fazer sua defesa oral onde ela afirmou que todas as suas contas estão corretas, havia ressalvas técnicas, claramente sanáveis.
Era  a segunda derrota da ex-prefeita na Câmara. No dia 30 de junho, os vereadores acataram a orientação do Tribunal de Contas, reprovando suas contas relativas ao exercício de 2001.
O resultado foi o mesmo da sessão de 2 de setembro, cinco votos a favor do Tribunal e quatro votos contrários.
Na sua visita a Araçuaí no feriado de Corpus Christi a ex-prefeita chegou a participar de uma reunião com partidários e simpatizantes do PT na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, onde recebeu um abaixo-assinado pedindo a sua volta. Na ocasião ela chegou a se referir à estes problemas.
A inelegibilidade por rejeição de contas está prevista na Lei Complementar 64 de 18 de maio de 1990.

Maria do Carmo ferreira foi prefeita de Araçuaí no período de 1996 a 2000 sendo reeleita para o pleito seguinte.
No dia 19 de agosto, durante convenção do PC do B realizada na Câmara de vereadores do município o médico Armando Paixão, ex-vice prefeito, disse que é pré-candidato do PT para disputar as eleições municipais.

 

Assista clicando  aqui...