Dormir pouco aumenta o peso dos adolescentes, sugere estudo

25/10/2011 13:53

Quando os adolescentes não dormem bem, os níveis dos hormônios leptina e grelina são alterados

 

São Paulo. Adolescentes que dormem menos de oito horas por noite ganham mais peso. É o que afirma estudo apresentado no Chest 2011, reunião anual de médicos do coração. Também foi encontrada uma relação entre garotos obesos nessa faixa de idade e pouco tempo de sono. Médicos observaram 255 jovens, sendo 108 garotos e 147 meninas, e calcularam o IMC e a quantidade de horas que dormiam durante a semana e no fim de semana.

Nos garotos, o resultado indicou que a média de sono durante a semana é de seis horas e 32 minutos, enquanto no fim de semana ela aumenta para nove horas e dez minutos. As garotas tiveram uma média de seis horas e 30 minutos durante a semana e nove horas e 22 minutos no fim de semana. Foi relatado que garotos que dormiam menos de sete horas por noite tinham uma média de IMC 3,8% maior do que os que dormiam mais de sete horas.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre devido aos hormônios leptina e grelina, que ajudam a controlar a sensação de fome e de saciedade. A grelina estimula o apetite e a leptina manda sinais ao cérebro de que a pessoa já está saciada. "Quando não se dorme direito, o nível de leptina diminui, o que significa que a pessoa não se sente satisfeita após comer. Já os níveis de grelina aumenta, assim como o apetite", diz Radha Rao, coautora do estudo.

 

Fonte: Jornal O Tempo