Debate sobre trabalho decente reúne 300 participantes no Norte de Minas

16/09/2011 21:40

Secretário Carlos Pimenta durante abertura da conferência

 

MONTES CLAROS (16/09/11) – A cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, recebeu, nesta sexta-feira (16), a 4ª Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), faz parte do cronograma de cinco conferências preparatórias para a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada nos dias 6 e 7 de outubro, em Belo Horizonte.

O encontro teve mais de 300 participantes, entre trabalhadores, empregadores, representantes de órgãos governamentais e entidades de terceiro setor, que debateram a política pública de trabalho, emprego e renda, sob a ótica dos quatro eixos temáticos da Organização Internacional do Trabalho (OIT): princípios e direitos, proteção social, trabalho e emprego e fortalecimento do diálogo entre os atores tripartites.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, as conferências regionais são um marco na discussão e encaminhamento das propostas que mudarão as diretrizes do trabalho não apenas no Estado de Minas, mas em todo o país. “Minas é o único Estado que está realizando os eventos regionais preparatórios para que levemos à Conferência Estadual os anseios específicos de cada canto e não apenas de um pequeno grupo. Hoje estamos aqui para entender, discutir e receber as reivindicações e posições do grande Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, no mundo do trabalho”.

O secretário adjunto de Formação e Educação Sindical da Força Sindical de Minas Gerais, Juvenal Araújo Júnior, destacou que “quando se trata da discussão sobre trabalho decente, ninguém melhor que os próprios trabalhadores para se posicionar”. O consultor em Políticas Públicas do Sebrae-MG, Jefferson Amaral, representante dos empregadores, concorda  e acredita que “essa aproximação entre os três segmentos é essencial para que as melhores propostas sejam apresentadas, com ganho de causa para todos”.

Entre os diversos temas abordados na conferência, destacam-se o piso salarial; a qualificação profissional; o trabalho informal; o trabalho escravo; a situação das mulheres, negros e pessoas com deficiência no mercado e as políticas públicas de intermediação de mão de obra.

A última Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente será realizada no dia 30 de setembro, em Belo Horizonte, abrangendo toda a região Central e Centro-Oeste de Minas.

 

Fonte: Agência Minas