Conferência mobiliza 240 municípios para propor ações de valorização da mulher

10/10/2011 20:04

BELO HORIZONTE (10/10/11) - Cerca de 240 municípios mineiros se movimentaram para somar propostas e garantir os direitos e a valorização da mulher. Desde junho, as cidades participaram de conferências municipais ou regionais como preparação para a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que será realizada nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, em Belo Horizonte.

Os encontros municipais elegeram mais de mil delegadas para representar as cidades na conferência estadual. Além disso, elas apresentarão propostas e discussões para avaliação durante o evento. A erradicação da extrema pobreza e a garantia da plena cidadania será o principal tema trabalhado na conferência, que também vai envolver o público em questões, como a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e políticas das mulheres.

“A participação intensa dos municípios amplia cada vez mais a participação da sociedade civil nas políticas públicas destinadas às mulheres. Além disso, resulta em um volume maior de ideias”, avaliou a subsecretária de Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual da Mulher, Carmen Rocha.

Durante o encontro, serão eleitas as delegadas de Minas Gerais que participarão da conferência nacional, de 12 a 14 de dezembro, em Brasília. A coordenadora Especial de Políticas para Mulheres, Eliana Piola, diz ter boas expectativas para a conferência.

“O clima de mobilização dos municípios e o nível de envolvimento das regionais nos trazem boas expectativas para a conferência. Estamos cada vez mais atentos para atender as demandas que visem a valorização da mulher e uma oportunidade para apresentar propostas, a fim de subsidiar a criação do Plano Estadual de Políticas para Mulher.

 

Fonte: Agência Minas