Canal em HD já é mais assistido que TV Senado

20/10/2011 14:36

Na TV paga, esses canais estão no mundo do "nano" ibope. Sim, amigos, falo dos canais que estão no fim da fila, os menos vistos, os campeões de não audiência. Dados inéditos obtidos pelo F5 revelam quais são os 20 canais "fantasmas" --com menos ibope-- na TV por assinatura no Brasil. A medição foi feita nas oito praças principais do Painel Nacional de Televisão (PNT): São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas.

Abaixo de zero
A lista que você verá a seguir mostra os 20 canais com menos share. Share é a participação ou porcentagem de audiência de um canal no universo das TVs ligadas. Apesar da lista, acredite, há outros em situação ainda pior, e que não estão no ranking simplesmente porque o ibope não consegue registrar sua existência. Entre esses está o Foxnews e canais temporários, SporTVs 3,4, 5 etc). Vamos à tabela.

TV estatal e mumificada no ibope
O que mais chama atenção na lista acima é que o privado e sofisticado canal MaxHD, que custa um adicional no pacote do assinante, já supera em audiência a estatal TV Senado, que custa um adicional, isso sim, no bolso da sociedade. O MaxHD é mais visto que a TV Senado em 0,01 ponto percentual.

Reprodução

O granto ator da TV Senado

Um dos atores da TV Senado

Outras no fim da fila
A TV Câmara, que se safou por pouco da lista, registra 0,1% de audiência (oh! quase o dobro dos fantasmas da TV Senado!). O que isso significa? Em poucas palavras, que estamos jogando dinheiro no lixo. Uma emissora apenas seria de bom tamanho para os Três Poderes. E nem vamos nos estender sobre a TV Brasil, esse cabidão de empregos governista, criada por uma mente arcaica e esbanjadora: custa mais de R$ 400 milhões por ano e, assim como suas congêneres estatais, beira 'traço'.

Sucesso desde o lançamento
Por outro lado, os números de ibope do recém-lançado Viva, canal de reprises da Globo, também continua a surpreender. Parece pouco o 0,80% de share do Viva, mas o jovem canal está a apenas 0,06 ponto percentual de distância do veterano Globonews