Araçuaí recebe IV Feira de Economia Popular Solidária do Vale do Jequitinhonha

09/08/2011 21:09

 

Produção cooperada, autogestão e consumo solidário estarão reunidos na IV Feira de Economia Popular Solidária,  que será realizada em Araçuaí de 24 a 26 de setembro em Araçuaí. A feira  contará com mais de 30 iniciativas de economia popular solidária, vindas de todas as regiões do Vale do Jequitinhonha.

Além das exposições de artesanatos, alimentos agroecológicos, lanches, roupas e materiais de limpeza, haverá apresentações artísticas e espaços de formação

A feira é realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) com apoio da prefeitura de Araçuaí e Ameje ( Associação dos Municipios do Médio Vale Jequitinhonha ), no âmbito da Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária que é uma forma diferenciada de produzir, vender, comprar e trocar produtos e serviços, observando o respeito à natureza e valorização do trabalho humano.

Participam desta prática os empreendimentos econômicos solidários que são organizados coletivamente por trabalhadores de baixa renda que não encontram colocação no mercado formal de trabalho e atuam em diversos ramos de atividades.

“Essas iniciativas geram trabalho e renda para milhares de pessoas e representam a diversidade cultural e econômica do Estado”, garante Carlos Pimenta, Secretário de Estado do Trabalho e Emprego de Minas Gerais.

Durante a realização da feira deverão ser distribuídas para os expositores mais de 500 refeições e 240 lanches. Serão utilizados 6 vigilantes para garantir a segurança dos expositores e público.

O local de realização do evento ainda não foi decidido. O Corpo de Bombeiros deverá fazer vistoria da área para liberação de alvará e licença para montagem da estrutura e realização dos shows.