Visita de Lula a Araçuai faz escola mudar horário de formatura

08/08/2011 16:42

A direção do Instituto Federal Norte Mineiro , campus Araçuaí (IFNM) teve de fazer uma mudança inesperada no horário de formatura da primeira turma da escola previsto para 19 de agosto às 18 horas,  para atender o cerimonial do Instituto Cidadania, responsável pela agenda do ex-presidente Lula que será paraninfo dos formandos. Com a mudança a solenidade será realizada às 14 horas.

Lula esteve em Araçuai no dia 19 de janeiro do ano passado para inaugurar o Campus do IFNM. A notícia do seu retorno à cidade, previsto para 19 de agosto foi publicada com exclusividade pelo Gazeta de Araçuaí Online


O Instituto já havia expedido parte dos 200 convites para autoridades e entidades.
“ Vamos expedir outros convites com o novo horário. Não teremos gastos porque os convites foram doados por uma gráfica de Araçuai”, explicou o professor Liberato de Oliveira, diretor da escola.

“ O horário foi modificado porque o aeroporto de Araçuaí não é sinalizado. O avião que trará o ex-presidente deve levantar voo antes das 17 horas”, explicou professor Liberato.
A notícia jogou um balde de água fria em militantes do PT e simpatizantes que davam como certo o pernoite de Lula em Araçuaí.
 Em sua última visita a Araçuaí para inaugurar o IFNM, em janeiro do ano passado, o ex-presidente disse  que  seria o padrinho da primeira turma da escola e aproveitaria a oportunidade do seu retorno, já como ex-presidente,   para pescar na barragem do Jenipapo inaugurada no mesmo dia que o IFNM e tomar umas cachacinhas da região.

A mudança no horário provocou correria entre os formandos para fazer a devida modificação do horário nos convites. “ Ele será em forma de encarte e será feito por uma empresa de Araçuaí com a qual temos parceria. O custo será a troca de prestações de serviços”, disse D” Ajuda Vieira Neves, aluna de Administração e presidente da Comissão de Formatura. Ela disse que foi compreensível a mudança do horário em decorrência das limitações do aeroporto de Araçuaí.” Os pontos positivos são maiores que os negativos. Sabemos da importância da vinda do ex-presidente e aceitamos sem problema a mudança do horário”, afirmou a aluna.
Lula será o paraninfo da turma de 210 alunos dos cursos técnicos de agro-ecologia, administração, enfermagem e informática A formatura acontece a partir das 18 horas no Campus da Escola.
A promessa foi feita pelo ex-presidente durante sua última visita a Araçuaí em 19 de janeiro do ano passado para inaugurar duas obras federais na região: A barragem do Setúbal em Jenipapo de Minas e o Campus do IFNM em Araçuaí.
Na ocasião,  durante seu discurso , Dilma Roussef  então candidata a presidente , anunciou oficialmente que o presidente Lula havia autorizado o início do processo licitatório para o término da pavimentação da BR-367, nos dois trechos: Almenara/Salto da Divisa e Novo Cruzeiro, ainda naquele ano. O anúncio ficou apenas na promessa. Jornais e TV do país e região estão cobrando o cumprimento da obra que segundo fontes palacianas estão suspensas devido aos escândalos de corrupção no Ministério dos Transportes. Lula certamente será cobrado desta promessa durante sua visita à Araçuaí.
Além da cobrança destas promessas Lula enfrentará manifesto de professores federais em greve desde o dia 8 de agosto por melhores salários. “Estamos decidindo agora em assembléia como será o manifesto”, disse a professora de geografia Wania Silvinha, do comando de greve
Em Araçuaí, Lula  poderá encontrar professores federais em greve  ( clique aqui para ler a matéria)
O Campus de Araçuai disponibiliza cinco cursos técnicos profissionalizantes: Informática, enfermagem, administração, agro-ecologia e agente comunitário de saúde. As aulas começaram em

março oferecendo inicialmente 220 vagas.  O Campus tem capacidade de atender mil vagas que serão preenchidas nos anos seguintes, afirmou o diretor Ednaldo Liberato.
 

Sérgio Vasconcelos

repórter